Australiano, nascido em Melbourne em 1958, Ron Mueck cresceu vendo os pais construírem brinquedos, e acabou aprendendo a fazer os próprios brinquedos.
Da infância à adolescência desenvolveu habilidade manual e criativa. Fazia títere e se tornou titiriteiro, logo depois foi trabalhar fazendo programas infantis, na televisão.
Mais tarde, passou também a criar bonecos de diferentes tamanhos para publicidade, além dos bonecos, criava réplicas de objetos em escalas diversas.
Os eu o procuravam sabiam que as réplicas feitas por ele eram perfeitas, era muito requisitado.
Mesmo sabendo que eram obras de arte, Mueck em nenhum momento as considerou como tal, tão pouco assumiu a postura de artista.
Dos títeres, bonecos e réplicas passou aos efeitos especiais. Mas não foi com esse tipo de trabalho que se tornou famoso.
Mueck criou em Londres uma pequena empresa, especializada em objetos de efeitos especiais para atender as solicitações das agencias publicitárias. Nas horas vagas, sempre que possível, amassava um pouco de argila e esculpia.
Em 1996, sua sogra, a artista anglo-portuguesa Paula Rego, radicada em Londres desde os anos 50, pediu-lhe que esculpisse para ela um Pinnochio. Serviria de modelo para uma pintura das que apresentaria na Hayward Gallery, na exposição denominada Spellbound, Fascinado.
Foi Pinocchio quem abriu o caminho da fama e da fortuna para Mueck.
Charles Saatchi, o super poderoso empresário, publicitário e colecionador, ao ver Pinocchio no ateliê de Paula Rego encomendou quatro outras esculturas para a exposição Sensation: Young British Artist from the Saatchi Collection a ser apresentada na Royal Academy of Arts em Londres em dezembro de 1997.
Sobre a Obra
A obra de Ron Mueck, “Pregnant Woman” (mulher grávida) (2002) mede 2,52m de altura.
De acordo com os críticos, é um dos mais fascinantes trabalhos sobre a beleza da maternidade. Ela já se encontra exausta e vulnerável.
Assim como as outras obras, Mueck inicia com uma pequena peça em argila, fazendo vários “esboços”, depois seleciona um para fazer sua obra.
Após escolher como será a obra, é feita outra escultura, com uma massa de modelar à base de óleo (conhecida como Clay), essa escultura terá o tamanho original da peça, e a partir dela será feito um molde de fibra de vidro.
Depois que o molde está pronto, é pintado com tinta gênesis, coberto por fibra de vidro e resina acrílica. O rosto é feito separadamente, geralmente com silicone, o cabelo (natural) é colocado fio por fio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário